segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Osteopatia na Traumatologia Desportiva

A Osteopatia responde a demanda de numerosos atletas de todos os níveis, desde o aficcionado médio ao campeão internacional. O testemunho de uma jovem atleta de alto nível pode resumir seus pontos de vista: “Graças a sua eficácia, a Osteopatia me permitiu alcançar um nível internacional em minha disciplina, sobretudo manter e progredir à nível mundial. É importante saber que se a Osteopatia se aplica de forma simples e lógica, assim existe a possibilidade de compreender os mecanismos do nosso corpo quando se procuram cuidados Osteopáticos”.

Com o acompanhamento de um Osteopata durante anos, esta jovem praticante de um esporte acrobático muito difícil se manter, obteve muito mais facilidade na recuperação de lesões osteopáticas ou cirúrgicas, se recuperando muito rápido das mesmas. Os atletas profissionais se favorecem mais do que os aficcionados. Os clubes e grandes torneios profissionais não vacilam em requerer os serviços de um Osteopata. Neste caso especialmente nos grandes Rallys como o Paris-Dakar e em competições como as 24 horas de Le Mans.

Alguns atletas profissionais ou aficcionados se submetem a vigilância regular de um osteópata para manter uma perfeita forma física e mental. A riqueza das técnicas osteopáticas responde a maioria das suas necessidades. As técnicas estruturais, craniais e orgânicas se completam e são usadas nas diversas situações que se encontram os atletas ao longo da vida esportiva:

- Preparação para esforços pela suavição de zonas rígidas, o que evita distensões e entorses de ligamentos e músculos;

- Tonificação do sistema nervoso;

- Relaxamento físico e mental antes da competição;

- Recuperação rápida entre as provas, devido a utilização de um potencial psico-físico ótimo, resultando em melhora das marcas.

Os cuidados osteopáticos permitem:

- A continuidade da participação em provas em casos de acidentes, que em ausência de um osteopata, o atleta abandona a prova e vai para hospitalização;

- Tratar desde o princípio as afecções traumáticas, impedindo nas lesões não cirúrgicas, por meio de uma restauração articular próxima a normal, a aparição de inflamação, a impotência e as seqüelas a longo prazo.


Traduzido do livro: LA PRACTICA DE LA OSTEOPATIA - Principios, técnicas e indicaciones terapéuticas, de Guy Roulier (1989).

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Filosofia, Ciência e Arte da Quiropraxia

Para Karl Holmquist (1985), em seu livro - Home Chiropractic Handbook : “A ciência da Quiropraxia pode ser resumida na posse do conhecimento adquirido por observação, estudo e experiência; e a aplicação deste conhecimento em conjunção com as leis de anatomia e fisiologia tendem a produzir uma função nervosa normal no corpo. A arte da Quiropraxia pode ser resumida na aquisição das habilidades requeridas pelo conhecimento e o desenvolvimento de um plano de tratamento para a coluna vertebral de um indivíduo. Ao colocar todas as definições juntas: Quiropraxia é a filosofia, ciência e arte dedicadas a restaurar a transmissão normal do nervo ao corpo e adicionar a manutenção da normalidade. A saúde do corpo é diretamente relacionada com a função normal dos nervos que recebem impulsos do cérebro para as diversas células do corpo.”

quinta-feira, 17 de julho de 2008

O exercício da Quiropraxia no Brasil

A Justiça Federal confirmou, em 4 de junho último, que quiropraxia e osteopatia são especialidades do profissional fisioterapeuta, conforme regulamenta a Resolução 220/2001 do COFFITO. A decisão havia sido questionada pela Associação Brasileira de Quiropraxia, que alegava ter essa regulamentação exorbitado a competência da autarquia e ser ato manifestamente ilegal. A decisão foi do dr. Charles Renaud Frazão de Moraes, Juiz Federal Substituto da 14ª. Vara Federal, de Brasília (DF).

terça-feira, 15 de julho de 2008

Técnicas de Energia Muscular (TEM)

As Técnicas de Energia Muscular (TEM) tem se mostrado muito eficazes na facilitação dos alongamentos, principalmente quando o paciente apresenta uma grande limitação de movimentos em uma determinada articulação. Excelente para alcançar a abdução máxima anatômica de membros afetados. Associada aos ajustes Quiropráxicos acelera muito a recuperação funcional do indivíduo.

sábado, 12 de julho de 2008

Início das Atividades

Este é um espaço em que estou expondo meu trabalho e minhas
técnicas de tratamento. Entre as técnicas utilizadas por mim estão a Quiropraxia, a Terapia por Pontos de Gatilho (Trigger Point Therapy), a Técnica de Energia Muscular (TEM), técnicas de Mobilização Neural e Osteopatia. Com a proposta de complementar os tratamentos também trabalho com a Eletroacupuntura, a Eletroterapia (ondas curtas, ultra-som) e Cinesioterapia Clássica. A combinação de tratamentos é muito positiva e vai depender de cada caso. Cada indivíduo recebe um plano de tratamento que é feito após a Avaliação Postural e Funcional Fisioterápica, assim como o mapeamento dos pontos de dor do paciente.